quarta-feira, 19 de junho de 2013

PM está autorizada a usar armamento não letal e munições químicas em manifestação


Foto: Max Aguiar - OD
PM está autorizada a usar armamento não letal e munições químicas em manifestação
A Polícia Militar está autorizada a usar armamento não letal e munições químicas na manifestação que está agendada para acontecer no final da tarde de hoje, em Cuiabá. De acordo com o Comando Regional da PM, os dispositivos serão usados em caso de "baderna e depredação contra patrimônio público". Foi o que ficou definido após reunião com os três batalhões que farão o monitoramento do manifesto.

Prefeitura cancela evento da Copa para evitar conflito com protesto
Novo protesto em SP está marcado para hoje na Praça da Sé

“Se os manifestantes usarem a forma ordeira para manifestar, nós iremos apenas acompanhar. Mas se por algum acaso aparecer os baderneiros querendo estragar o protesto pacífico, estaremos prontos para atuar da forma que estamos treinados, com munições de borracha e química, que envolvem spray de pimenta, gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral”, confirmou o tenente coronel da Polícia Militar Paulo Serbija.

Estarão apostos para trabalhar durante as horas do manifesto, policiais do 1º, 9º e 10º Batalhão da PM. A polícia especializada, que conta com a cavalaria e batalhões da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) e a Força Tática também foi acionada e deve ficar de prontidão para qualquer ato que não seja pacífico. Policiais que faz parte do setor de inteligência estarão infiltrados entre os manifestantes.

Todos os policiais ficarão sob o comando do coronel Jadir Metelo Costa, comandante do CR-1, que será o responsável pela avaliação de tratamento da conduta dos manifestantes. Se alguém for detido, será levado imediatamente para a Central de Flagrantes de Cuiabá.

“Armas não letais são normais em atos como o que está marcado para acontecer em Cuiabá. Todos estão preocupados com a forma com que vai ser, por conta dos atos que são vistos em outras cidades. Queremos que por aqui tudo seja em ordem, mas se os baderneiros surgirem no meio dos integrantes de boa fé, nós iremos atuar de maneira enérgica. Estamos preparados e avisados sobre isso”, garantiu Serbija.

O protesto está marcado para ter início às 17h30, com saída da Praça Alencastro, que fica em frente ao prédio da Prefeitura de Cuiabá. O tema do protesto de hoje, que está sendo organizado nas redes sociais, será pela redução da tarifa do transporte municipal e intermunicipal; pelo cumprimento integral da lei do passe livre para estudantes secundarista, da graduação ou pós graduação; por qualidade no transporte público e municipalização do transporte. Amanhã o protesto será  contra a corrupção e violência ocorrida nos confrontos com as forças policiais nas capitais da maioria dos estados do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário